PESQUISAR

domingo, 25 de julho de 2010

Lista de Exercícios - 38 - Forças Intermoleculares

Forças Intermoleculares
Questão 01)

Abaixo estão relacionados os haletos de hidrogênio e seus respectivos valores de ponto de ebulição (P.E.).
composto     HF     HCl     HBr     HI
(PE)            +20     -85      -67      -3
Dados: H = 1,00 g/mol; I = 126,9 g/mol; Br = 79,9 g/mol; Cl = 35,5 g/mol.
Com relação a estes haletos e suas propriedades, assinale o que for correto.
1.  Todas os haletos mostrados acima são gases a temperaturas abaixo de 10ºC.
2.  As moléculas de HF, HCl, HBr, e HI são unidas por forças dipolo permanente e somente as moléculas de HF são unidas também por pontes de hidrogênio.
3.  Todos os haletos apresentam ligações covalentes polares.
4.  A ordem no P.E.: HI > HBr > HCl é devido à diferença na massa molar de cada composto.
5.  O HF apresenta maior P.E., pois este tem na sua estrutura o haleto de menor tamanho, que torna a interação entre as moléculas mais fortes.
O número de afirmações corretas é
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.

Questão 02)
Sabendo-se que a temperatura de ebulição de uma substância depende da intensidade das forças intermoleculares presentes, assinale a alternativa que corretamente apresenta as substâncias em ordem crescente de temperatura de ebulição.
(A) H2, N2, O2, Br2
(B) N2, Br2, O2, Br2
(C) Br2, O2, N2, H2
(D) Br2, N2, H2, O2
(E) O2, Br2, N2, H2

Questão 03)   
Um produto comercial chamado Scotch Gard é utilizado, sob a forma de spray, em superfícies como as de estofados e tecidos, para torná-las à prova d’água. O princípio de atuação do Scotch Gard é que ele torna a superfície:
(A) hidrofílica, impedindo que a água seja absorvida por ela.
(B) hidrofóbica, impedindo que a água seja absorvida por ela.
(C) hidrofílica, permitindo que a água seja absorvida por ela.
(D) hidrofóbica, permitindo que a água seja absorvida por ela.
(E) hidrofóbica, permitindo que a gordura seja absorvida por ela.

Questão 04)   
Considere as espécies químicas:
  
Há ligações covalentes ligando átomos e ligações de hidrogênio ligando moléculas em
(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) I, II e III.

Questão 05)   
A um frasco graduado contendo 50 mL de álcool etílico foram adicionados 50 mL de água, sendo o frasco imediatamente lacrado para evitar perdas por evaporação. O volume da mistura foi determinado, verificando-se que era menor do que 100 mL. Todo o processo foi realizado à temperatura constante. Com base nessas informações, é correto afirmar:
(A) os volumes das moléculas de ambas as substâncias diminuíram após a mistura.
(B) os volumes de todos os átomos de ambas as substâncias diminuíram após a mistura.
(C) a distância média entre moléculas vizinhas diminuiu após a mistura.
(D) ocorreu reação química entre a água e o álcool.
(E) nas condições descritas, mesmo que fossem misturados 50 mL de água a outros 50 mL de água, o volume final seria inferior a 100 mL.

Questão 06)   
Os insetos mostrados na figura não afundam na água devido ao (a)

(A) presença de pontes de hidrogênio, em função da elevada polaridade da molécula de água.
(B) fato de os insetos apresentarem uma densidade menor que a da água.
(C) elevada intensidade das forças de dispersão de London, em conseqüência da polaridade das moléculas de água.
(D) interação íon – dipolo permanente, originada pela presença de substâncias iônicas dissolvidas na água.
(E) imiscibilidade entre a substância orgânica que recobre as patas dos insetos e a água.

Questão 07)   
Assinale a alternativa incorreta.
(A) A molécula da amônia tem estrutura piramidal, é uma substância polar e tem massa molar de 17 gramas.
(B) O naftaleno (naftalina) é uma substância apolar composto somente por átomos de carbono e hidrogênio.
(C) A água pura entra em ebulição ao nível do mar a 100ºC, mas em altitudes maiores (menor pressão atmosférica) ela entra em ebulição em temperaturas maiores.
(D) A molécula de gás carbônico tem estrutura linear, é uma molécula apolar; no entanto, suas ligações interatômicas são polares.
(E) A água, por fazer ligações de hidrogênio entre suas moléculas, é um liquido a temperatura ambiente, enquanto o gás carbônico, que apesar de ter massa molecular maior, e não fazer ligações de hidrogênio, é um gás nesta temperatura.

Questão 08)    
A geometria molecular e a polaridade das moléculas são conceitos importantes para predizer o tipo de força de interação entre elas. Dentre os compostos moleculares nitrogênio, dióxido de enxofre, amônia, sulfeto de hidrogênio e água, aqueles que apresentam o menor e o maior ponto de ebulição são, respectivamente,
(A) SO2 e H2S.
(B) N2 e H2O.
(C) NH3 e H2O.
(D) N2 e H2S.
(E) SO2 e NH3.

Questão 09)
No tocante a ligações de hidrogênio, é correto afirmar que:
(A)  ligações de hidrogênio ocorrem somente entre moléculas e nunca dentro de uma mesma molécula.
(B)  o ponto de fusão da água é menor que o do sulfeto de hidrogênio, por conta das ligações de hidrogênio, que são muito intensas na molécula de água.
(C)  ligações de hidrogênio têm a mesma energia que uma ligação covalente simples.
(D)  ligações de hidrogênio podem influenciar na densidade de uma substância.
(E)  átomos de hidrogênio ligados covalentemente a átomos de oxigênio não podem participar de ligações de hidrogênio.

Questão 10)   
Uma porção de caldo de carne, um frasco de soro fisiológico ou um copo de água de coco são exemplos de soluções aquosas. A expressão “semelhante dissolve semelhante” é utilizada há muito tempo para explicar a capacidade da água de dissolver substâncias e formar soluções.
Em linguagem química, a expressão “semelhante dissolve semelhante” refere-se ao fato de que
(A) gases só podem ser dissolvidos por outros gases.
(B) solventes polares dissolvem solutos não polares e vice-versa.
(C) solventes polares dissolvem apenas solutos de transparência semelhante.
(D) solventes polares dissolvem solutos polares e solventes não polares dissolvem solutos não polares.
(E) solventes polares e não polares dissolvem apenas solutos cujas massas molares sejam semelhantes às suas.

GABARITO: 1C  2A 3B  4E  5C  6A  7C  8B  9D  10D
Elaboração: Prof. Paulo Silva