PESQUISAR

sábado, 24 de julho de 2010

Lista de Exercícios - 37 - Química Ambiental


QUÍMICA AMBIENTAL


01. A água potável de boa qualidade é fundamental para a saúde e o bem estar humano. Entretanto, a maioria da população mundial ainda não tem acesso a este bem essencial. Mais do que isto, existem estudos que apontam para uma escassez cada vez mais acentuada de água para a produção de alimentos, desenvolvimento econômico e proteção de ecossistemas naturais. Para exercer tais atividades, especialistas estimam que o consumo mínimo de água per capita deva ser de pelo menos 1000 m3 por ano. Cerca de 30 países, em sua maioria localizados no continente africano, já se encontram abaixo deste valor. Com o rápido crescimento populacional, acredita-se que inúmeras outras localidades deverão atingir esta categoria no futuro próximo. Várias regiões do planeta (Pequim, Cidade do México, Nova Deli e Recife, no Brasil) estão acima desse valor devido à exploração de águas subterrâneas (NEBEL WRIGHT, Environmental Science, 2000).
A figura a seguir representa o ciclo hidrológico na terra. Nela estão representados processos naturais que a água sofre em seu ciclo. (adaptado de Qnes Ed. especial – Maio 2001- Cadernos Temáticos).
 NÃO ESTÁ CORRETO o que se afirma em
(A) Considerando que as nuvens são formadas por minúsculas gotículas de água, as mudanças de estado físico que ocorrem nos processos 1 e 2 são evaporação e condensação, respectivamente.
(B) Quando o processo 1 está ocorrendo, o principal tipo de ligação que está sendo rompido é a ligação de hidrogênio.
(C) Os processos de evaporação das águas oceânicas (1) e da precipitação (4), onde ocorrem rompimentos de ligações covalentes, são os principais responsáveis pela reposição da água doce encontrada no planeta.
(D) As plantas participam do ciclo hidrológico pelo processo 3, que corresponde à transpiração, processo bastante intenso na região da Amazônia brasileira.
(E) Em regiões rochosas, durante o processo de infiltração, sais de cálcio e magnésio são dissolvidos na água; esta característica leva à denominação de água dura.

02. Joseph Cory, do Instituto Technion de Israel montou um equipamento que consiste em uma série de painéis plásticos que coletam o orvalho noturno e o armazenam num depósito situado na base do coletor. Um coletor de 30 m2 captura até 48 L de água potável por dia. Dependendo do número de coletores, é possível produzir H2O suficiente para comunidades que vivem em lugares muito secos ou em áreas poluídas. A inspiração de Joseph foi baseada nas folhas das plantas, as quais possuem uma superfície natural de “coleta” do orvalho noturno.
É correto afirmar que a formação do orvalho resulta de
I.   uma mudança de estado físico chamada condensação;
II.  uma transformação química chamada sublimação;
III.  uma transformação físico-química denominada oxi-redução;
IV. uma transformação química chamada vaporização;
V.  uma mudança de estado físico chamada sublimação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
(A) I, II e IV, apenas
(B) I e III, apenas
(C) I, apenas
(D) V, apenas
(E) II e IV, apenas

03. Observe a figura abaixo que representa o Ciclo Hidrológico.

Acerca desse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I - A água na atmosfera pode reagir com determinados gases como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) e dióxido de carbono (CO2), ocasionando as chuvas ácidas.
II - O agente oxidante mais importante em águas naturais é o oxigênio molecular dissolvido (O2). A quantidade de oxigênio depende da temperatura e da pressão atmosférica. Quanto maior a pressão, maior a dissolução do oxigênio e quanto menor a temperatura, menor a dissolução desse gás.
III - A fotossíntese do fitoplâncton é a principal fonte de oxigênio dissolvido na água dos lagos, rios, mares, etc. Durante o dia, o fitoplâncton remove o gás carbônico da água e produz oxigênio usado na respiração dos organismos vivos. À noite, não há luz para promover a fotossíntese. Assim, a concentração de oxigênio dissolvido aumenta durante o dia.
IV - Águas subterrâneas com sais minerais dissolvidos, geralmente Carbonato de Cálcio ou uma combinação de Cálcio e Magnésio, são chamadas de águas gaseificadas.
V - Nuvens formam um conjunto visível de partículas minúsculas de água líquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo – em suspensão na atmosfera. Essa nuvens são formadas, em vapor de água, a partir da sublimação da água líquida na superfície dos rios, lagos e oceanos.
Marque a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
(A) I e III
(B) I, II e IV
(C) I e II
(D) III, IV e V
(E) II e III

04. A figura representa o ciclo da água na natureza, que envolve um conjunto de processos cíclicos, como o da evaporação e o da condensação.

A análise da figura, com base nos estados físicos da matéria, permite concluir a única alternativa correta é
(A)A evaporação da água tem como conseqüência o aumento do volume de rios e de mares.
(B)As águas superficiais, na biosfera, são consideradas minerais porque contêm uma variedade muito grande de sais.
(C)O processo de formação de nuvens constitui uma transformação química.
(D)A água pura, ao atingir o ponto de ebulição, entra em decomposição.
(E)A formação da água de chuva é o resultado do fenômeno de condensação.

05. O ciclo da água na natureza, relativo à formação de nuvens, seguida de precipitação da água na forma de chuva, pode ser comparado, em termos das mudanças de estado físico que ocorrem e do processo de purificação envolvido, à seguinte operação de laboratório:
(A)sublimação
(B)filtração
(C)decantação
(D)dissolução
(E)destilação

06. Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomas-te posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.
O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.
Esses efeitos podem ser causados por
I.   liberação desenfreada de gases estufa.
II.  destruição da camada de ozônio.
III.  uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas.
IV. desmatamento e queimadas.
É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em
(A)I, II e III, apenas.
(B)II e III, apenas.
(C)I e IV, apenas.
(D)I, II, III e IV.
(E)II e IV, apenas.

07. Sobre os gases CFC e outros gases que podem destruir a camada de ozônio, assinale a alternativa correta.
(A) Os gases CFC são instáveis e degradam-se com liberação de O3, que atua como filtro da radiação UV-B.
(B) O cloro proveniente dos gases CFC ataca e destrói a molécula de ozônio, que é o agente protetor contra as radiações UV.
(C) Os gases hálons usados nos sistemas de refrigeração, propulsão e combate a incêndio podem escapar para a troposfera, destruindo o carbono da camada de ozônio.
(D) O bromoclorotrifluormetano é um exemplo de gás hálon que contribui para a destruição da camada de ozônio.
(E) O buraco da camada de ozônio acentua-se no inverno, quando o cloro preso nas nuvens de gelo sobre o pólo Sul se desprende.

08. O ozônio, O3, está normalmente presente na estratosfera e oferece proteção contra a radiação ultravioleta do sol, prejudicial aos organismos vivos. O desaparecimento de ozônio na estratosfera é conseqüência, assim se admite, da decomposição do O3 catalisada por átomos de cloro. Os átomos de cloro presentes na estratosfera provêm principalmente
(A) da decomposição dos clorofluorcarbonos usados em sistemas de refrigeração, propelentes de aerossóis domésticos, etc.
(B) das indústrias que fazem a eletrólise do NaCl(aq) para a produção de gás Cl2.
(C) da evaporação da água do mar, que arrasta grande quantidade de íons cloreto.
(D) do processo de branqueamento de polpa de celulose, que usa componentes clorados.
(E) dos alvejantes domésticos que têm grande quantidade de cloro ativo.

09. O gráfico a seguir representa uma previsão futura sobre as condições ambientais na Terra.

Disponível em:
synthesis-spm-en.pdf> Acesso em: 30 out. 2009.

Com base nessa figura é possível concluir que, de hoje até os próximos 1000 anos, a emissão de CO2
(A) levará a um aumento do nível do mar.
(B) diminuirá como resultado da estabilização da concentração de CO2.
(C) apresentará um máximo como consequência do constante aumento da temperatura na Terra e do nível do mar.
(D) se estabilizará juntamente com a temperatura.
(E) diminuirá na mesma proporção que aumenta o nível do mar.

10. Uma das alternativas para reduzir a quantidade de lixo produzida mundialmente é aplicar a teoria dos 3Rs:

1.  Reduzir ao máximo a produção de lixo;
2.  Reutilizar tudo que for possível;
3.  Reciclagem.

Para que ocorra a reciclagem de materiais, eles devem estar agrupados de acordo com características semelhantes.
Portanto, antes de reciclarem plásticos, metais, pilhas e resíduos domésticos, dentre outros, é necessário separá-los de acordo com suas propriedades.
Considerando o processo de Reciclagem, analise as afirmativas abaixo.
I.   Por meio de uma análise comparativa da densidade do plástico com a densidade de outros materiais é possível separá-los.
II.  Nas usinas de lixo, a identificação dos metais é feita por dissolução fracionada dos metais fundidos, em que o alumínio é separado do ferro.
III.  As pilhas e baterias não devem ser remetidas aos lixões, pois elas podem gerar resíduos químicos nocivos, tais como os metais pesados, por exemplo: Cd, Ni, Hg, Zn e C.
IV. Um dos produtos oriundos da decomposição dos resíduos orgânicos é o gás metano que pode ser empregado como combustível.
Marque a alternativa correta.
(A) I e II são corretas.
(B) I, III e IV são corretas.
(C) I e IV são corretas.
(D) II e III são corretas.
(E) Todas estão incorretas.

GABARITO: 1C  2C  3A  4E  5E  6D  7B  8A  9D  10C
Elaboração: Prof. Paulo Silva